A CBO recebeu um relato de possível caso de febre maculosa de atleta que participou da I Etapa do CAMBOR.

A febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa, febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria transmitida por carrapatos e caracterizando-se por ter início abrupto, com febre elevada, cefaleia e mialgia intensa e/ou prostração. O sintomas se iniciam entre 2 e 7 dias após a contaminação“.

O atleta em questão participou da I Etapa do CAMBOR em Tiradentes e foi picado por diversos carrapatos durante o evento e passou a ter os sintomas da doença após o segundo dia.

Solicitamos a todas as pessoas que participaram da I Etapa do CAMBOR que apresentem os sintomas acima, tendo ou não identificado picadas de carrapatos, que procurem um médico e informem sobre os sintomas e a possibilidade de terem sido infectados.

A doença tem alto índice de letalidade e o tratamento não deve ser negligenciado.

Se você ou alguém do seu círculo de amizades apresenta os sintomas acima, não deixe de tomar as medidas cabíveis de forma mais urgente possível.

Compartilhe esta informação.